Bahia

Vídeo: Lancha trafega de forma irregular em praia da Ribeira

Segundo a Capitânia, a embarcação foi notificada por descumprimento ao previsto nas Normas da Autoridade Marítima

Por Da Redação
Ás

Vídeo: Lancha trafega de forma irregular em praia da Ribeira

Foto: Reprodução / Redes sociais

Um vídeo mostra uma lancha trafegando de forma irregular na praia da Ribeira próximo a banhistas, no último sábado (9). A gravação foi feita por leitor do Farol da Bahia. 

"Eu pensei que eu estava em Veneza, uma lancha de 32 pés, passou beirando o cais, quase entrando nas nossas casas. Que espetáculo, né? Os banhistas saíram tudo correndo, a lancha de 30 e poucos pés, passando a três metros do cais. [...] Socorro, é tragédia anunciada, os banhistas saíram correndo, tem que colocar a câmara no esporte", diz em um trecho do registro. 

Em nota, a Capitania dos Portos afirma que a ação é irregular e que a embarcação foi notificada por descumprimento ao previsto nas Normas da Autoridade Marítima (NORMAM).

"De acordo com a NORMAM-211, as embarcações podem se aproximar da linha de base das praias para fundeio, caso não haja proibição da Autoridade local para isso. No entanto, visando resguardar a integridade das pessoas que estiverem fazendo uso do ambiente, o trânsito das embarcações entre o seu ponto de entrada/saída d'água e a linha de base deverá ser realizado perpendicularmente a essa e com velocidade abaixo de três nós".

De acordo com a Capitânia, a responsabilidade das fiscalização e locais de uso é do poder público. 

"Compete ao poder público, estadual ou municipal, delimitar, por meio do Plano de Gerenciamento Costeiro, o uso adequado nas áreas adjacentes às suas praias, a fim de permitir a utilização racional, simultânea e compartilhada por banhistas e embarcações, visando à preservação da vida humana e a segurança da navegação", concluiu.

A população pode denunciar irregularidades por meio do e-mail da Ouvidoria: [email protected] e número 3507-3777. E em caso de emergências, o cidadão pode entrar em contato com o número 185.

Confira mais no vídeo abaixo:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário