Vídeo: Lula afirma que novo Ministério da Segurança Pública será criado após aprovação de PEC
Presidente diz que PEC vai ampliar a atuação federal na segurança pública

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta sexta-feira (6), que o governo federal criará o Ministério da Segurança Pública imediatamente após a aprovação da PEC da Segurança Pública pelo Congresso Nacional. A declaração foi dada em entrevista à TV Aratu.
Segundo o presidente, a proposta tem como objetivo redefinir a participação da União na área, diante das mudanças no cenário da segurança pública desde a promulgação da Constituição de 1988.
"Se o Congresso Nacional aprovar a PEC da segurança pública, nós criaremos um ministério em seguida. Porque a PEC é para definir qual é o papel da união na intervenção na segurança pública. Porque hoje pela Constituição, e eu fui deputado constituinte[...] A gente queria tirar os militares do envolvimento com a polícia, sabe, de segurança pública. E a gente queria que os estados tivessem autonomia", afirmou.
Porém, segundo ele, esse modelo precisa ser revisto.
“E nós demos total autonomia para os estados para cuidar da segurança pública. Mas hoje mudou. Então, para hoje mudou. Então, nós precisamos mudar. Fazer uma PEC para a gente definir qual é a participação do governo federal”, disse.
Relatada pelo deputado Mendonça Filho (União Brasil PE), a PEC enfrenta resistência de governadores, mas Lula defendeu que a medida permitirá uma atuação mais efetiva da União, inclusive com reforço orçamentário e estrutural.
“Porque na hora que tiver definido, nós vamos ter que ter um orçamento novo para a segurança pública. Nós vamos ter que dobrar o número de delegado da Polícia Federal. Nós vamos ter que ter muito mais Polícia Rodoviária Federal. Nós vamos ter que ter muito mais uma guarda nacional”, afirmou.
O presidente também mencionou a criação de uma força nacional com maior capacidade de atuação integrada com os estados.
“Uma polícia nacional que faça a intervenção quando necessário a pedido de um governador para que a gente possa combater não apenas a violência criminosa na cidade, mas para a gente combater o crime organizado das ações”, concluiu.
Confira o vídeo abaixo


