Vídeo: Lula diz que Donald Trump acaba com o princípio de democracia e livre comércio
Presidente criticou anúncios do republicano sobre elevar taxação sobre importações e deportar imigrantes

Foto: Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu o tom nesta segunda-feira (17) ao criticar as ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre taxar importações e deportar imigrantes para cumprir o lema “América para os americanos". O petista afirmou que republicano destrói a democracia e reafirmou que o governo brasileiro não tem divergência com nenhuma nação.
"Os EUA, após a Segunda Guerra Mundial, se apresentaram ao mundo como um símbolo da democracia. [...] Agora, surge um novo presidente e muda. Qual é o novo discurso? 'América para os americanos. Vamos taxar todos os produtos importados e expulsar os imigrantes'. Os imigrantes que foram para os EUA ajudaram a construir a nação e a riqueza do país", disparou Lula.
"E aí eu me pergunto: onde está a democracia? Onde está o respeito ao livre trânsito das pessoas, se o capital pode circular livremente? E o livre comércio, que sempre foi defendido? Agora, começam a ameaçar o mundo. Todo dia há uma nova ameaça. O Brasil é um país de paz, não temos divergências com nenhuma nação", acrescentou.
A declaração foi dada durante uma cerimônia de anúncio de investimentos na frota naval do sistema da Petrobras em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.
•LEIA MAIS: Países se reúnem nesta semana para discutir taxação de navios sob sombra de Trump
Neste momento, duas medidas anunciadas por Trump impactam o Brasil. No campo do comércio exterior, as tarifas sobre o aço e o alumínio atingem os produtores brasileiros. Já na área de imigração, o Brasil já recebeu dois voos com deportados desde o início do ano.
Veja o vídeo: