• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Vídeo: Lula diz que Petrobras não é única culpada por gasolina cara: 'povo precisa saber quem xingar'

Vídeo: Lula diz que Petrobras não é única culpada por gasolina cara: 'povo precisa saber quem xingar'

Segundo o petista, o preço final dos combustíveis no pais depende da incidência do ICMS

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Vídeo: Lula diz que Petrobras não é única culpada por gasolina cara: 'povo precisa saber quem xingar'

Foto: Ricardo Stuckert/ PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (17) que, na maioria das vezes, a Petrobras não é responsável pelo aumento no preço dos combustíveis e que a população deve ser informada sobre os verdadeiros responsáveis para "saber quem xingar". 

Segundo ele, os brasileiros desconhecem que o litro do combustível sai da Petrobras por cerca de R$ 3 e chega às bombas a um preço médio de R$ 6,50.

"O preço final depende da incidência do ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços]. No fim das contas, o consumidor paga o triplo do valor de saída da Petrobras", afirmou Lula durante uma cerimônia de anúncio de investimentos na frota naval do sistema da Petrobras em Angra dos Reis (RJ).

Lula afirmou ainda que a população é “assaltada pelo intermediário" que atua entre a saída dos combustíveis da Petrobras e a venda ao consumidor final.

“Se pudermos vender gasolina e gás diretamente, iríamos evitar essa intermediação que, no fundo, assalta o povo e deixa a fama para o governo”, disparou o petista.

Na sequência, o presidente também defendeu que a Petrobras adote medidas para reduzir os preços, especialmente do óleo diesel. Segundo ele, essa necessidade já foi conversada com a presidente da estatal, Magda Chambriard.

“Já conversamos sobre isso, Magda. Precisamos vender diretamente para os grandes consumidores sempre que possível, para baratear os preços", reforçou.

Veja declaração: 

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário