Vídeo: Lula diz que tentará convencer Putin a encontrar Zelenski na Turquia: ‘vá negociar, p*rra'
Declaração foi dada após o Kremlin adiar o anúncio sobre quem representará a Rússia no encontro

Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (14), em entrevista coletiva em Pequim, que tentará convencer o presidente russo, Vladimir Putin, a viajar até Istambul para negociar o fim da guerra com Volodimir Zelenski. A declaração foi dada após o Kremlin adiar o anúncio sobre quem representará a Rússia no encontro entre Moscou e Kiev, na Turquia.
"Vou tentar falar com o Putin. Não me custa nada falar: Ô, companheiro Putin, vá até Istambul negociar, porra", afirmou o petista.
•Zelensky deseja encontrar Putin pessoalmente na Turquia
•Rússia ataca Ucrânia após proposta de cessar-fogo, diz Kiev
•Lula diz ter pedido a Putin fim da guerra na Ucrânia e retorno à política
Lula, que retorna a Brasília nesta quarta, fez a declaração após o chefe de gabinete da Presidência ucraniana, Andrii Yermak, pedir ao Brasil que usasse "sua voz autorizada no diálogo com a Rússia" para viabilizar um encontro entre Putin e Zelenski.
Antes de viajar para a China, Lula assistiu à cerimônia de comemoração dos 80 anos da vitória na Segunda Guerra Mundial em Moscou.
Essa pode ser a primeira negociação direta de paz entre Moscou e Kiev em anos. Diante da indefinição, no entanto, a Ucrânia cobrou esclarecimentos antes de confirmar a participação no encontro.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que está viajando da Arábia Saudita para o Catar, cogitou estender a agenda até a Turquia para comparecer pessoalmente ao encontro em Istambul, caso as circunstâncias sejam favoráveis.
Veja declaração: