Vídeo: morador da Barra cobra volta de base da Guarda Municipal e denuncia abandono da prefeitura
Em meio às inseguranças no bairro, espaço está há meses abandonado pela administração
Foto: Divulgação
Moradores do bairro da Barra, onde está localizado o Farol, cartão-postal de Salvador, criticam o abandono que tem deixado visitantes e turistas inseguros. Um dos casos mais recentes foi o ataque que ocorreu no último domingo (5), em que três pessoas foram baleadas, sendo uma vítima fatal.
Outros acontecimentos recentes também culminam para que o público que transita pela região sinta-se cada vez mais inseguro, como um corpo que foi encontrado boiando no mar no Porto da Barra e a super lotação da praia, em meio à pandemia de Covid-19, que virou assunto nacional.
Com o objetivo de orientar, registrar boletim de ocorrências e realizar o patrulhamento preventivo, uma base da Guarda Municipal foi inaugurada no bairro em setembro de 2019. No entanto, não é mais isso que os moradores veem no local, que se encontra abandonada.
O Farol da Bahia entrou em contato com o órgão em julho deste ano para questionar o motivo da desativação do espaço. Em resposta, a Guarda Municipal informou que aguardava por melhorias estruturais em suas instalações para retomar o funcionamento, mas até o momento não ocorreu.
Um morador da região, que preferiu não se identificar, afirmou que, desde a publicação da reportagem, a agentes da prefeitura estiveram no local apenas para retirar a placa de sinalização da frente da base.
Novas fotos e vídeos enviados pelo denunciante mostram grades totalmente corroídas e enferrujadas, além de um espaço decadente [Veja abaixo].
"A base avançada da Guarda Municipal encontra-se abandonada. Esse é o verdadeiro desleixo da Prefeitura de Salvador com o cidadão soteropolitano e com o cidadão turista. Existia um tipo de patrulhamento aqui e é isso que a gente encontra, a verdadeira insegurança em Salvador", disse o rapaz.
"Os moradores da Barra não aguentam mais tanta violência. É um absurdo o que a prefeitura de Salvador vem fazendo", desabafou em seguida.
O Farol da Bahia entrou em contato com a Guarda Municipal para fazer os mesmos questionamentos de um mês atrás e aguarda o posicionamento do órgão sobre o assunto.
Veja as imagens