• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Vídeo: moradora de Lauro de Freitas denuncia obra da Embasa e contesta danos ao meio ambiente
Bahia

Vídeo: moradora de Lauro de Freitas denuncia obra da Embasa e contesta danos ao meio ambiente

Obra de implantação de esgotamento acontece no Rio Sapato, em Ipitanga

Por Da Redação
Ás

Vídeo: moradora de Lauro de Freitas denuncia obra da Embasa e contesta danos ao meio ambiente

Foto: Reprodução

Uma moradora de Lauro de Freitas denunciou, por meio de vídeo, uma obra da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) que está sendo realizada no trecho do Rio Sapato, em Ipitanga, na região metropolitana de Salvador. Segundo a mulher, a intervenção que ocorre é para implantação do sistema de esgotamento sanitário, mas estaria causando impactos ao meio ambiente e à nascente do rio.

"A gente não merece isso. Queremos esgotamento sanitário? queremos. Mas, sabendo o que está acontecendo e ninguém responde o que eles estão fazendo [com o rio]", diz ela ao mostrar o local da obra. "Duas nascentes que tinham aqui já assorearam", denunciou.

Nas imagens, a mulher pede esclarecimentos da empresa sobre a realização da obra e afirma que nenhum morador foi informado sobre as intervenções no trecho do rio. Ainda conforme ela, questionamentos foram feitos aos profissionais da Embasa no local, incluindo o técnico responsável, mas que nenhum deles souberam responder sobre o trabalho em execução. 

O Farol da Bahia entrou em contato com a Embasa em busca de obter repostas sobre o que estaria ocorrendo no local e se as obras estariam prejudicando o meio ambiente e, segundo a empresa, as intervenções não causaram impactos sobre as nascentes ou área de charco. 

Conforme a nota enviada, para realizar a implantação do sistema de esgotamento foi necessário modificar as tubulações no local. "Foi preciso remanejar tubulações da rede de drenagem de água de chuva, que estavam situadas no trajeto por onde passará a rede de esgoto, o que exigiu a abertura temporária de valas para escoamento da tubulação da rede de drenagem", explicou ao complementar que o remanejamento tem estimativa de ser concluído até o dia 22 de dezembro, quando também será feito a recomposição do terreno.

A Embasa ainda possui licenciamento em órgão ambiental conforme portaria INEMA 22.603/2021.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.