Vídeo: movimento de mulheres fazem manifestação contra a violência em Salvador
Movimento foi organizado por entidades, movimentos de mulheres e partidos políticos
Foto: Movimento Mulheres em Luta/Divulgação
Nesta sexta-feira (8), Dia Internacional das Mulheres, centenas de manifestantes caminham pelas ruas de Salvador. A manifestação foi organizada de forma unificada por várias entidades e movimentos de mulheres, e teve como pauta central o fim da violência machista e da exploração, assim como a defesa de direitos às mulheres da classe trabalhadora.
Além das entidades e movimentos de mulheres, o movimento, que saiu da Praça do Campo em direção à Praça da Piedade, contou com partidos de esquerda (PSTU, PT, PCdoB e PSOL) e das centrais sindicais (CSP-Conlutas, CUT e CTB). Nas intervenções, as mulheres cobraram políticas públicas contra a violência e em defesa da vida.
“Estamos aqui hoje nas ruas em defesa das nossas vidas. Essa cobrança nós fazemos aos governos de plantão. Não podemos mais admitir tamanho descaso. O orçamento do combate à violência machista só diminui, sucateando a rede de atenção às vítimas e reforçando a impunidade”, afirmou Milena Oliveira, da Secretaria de Mulheres do PSTU.
A estudante universitária Hanna Pereira, ativistas do Coletivo Rebeldia, cobrou medidas concretas por parte dos governantes.
“É preciso tirar a Lei Maria da Penha do papel. Para isso é preciso investimento de verdade. A Bahia tem 417 municípios, mas apenas 14 cidades têm delegacias especializas. Isso não é levar a sério a pauta das mulheres e a defesa das nossas vidas”, disse.
As manifestantes também emitiram solidariedade às mulheres palestinas, cobraram o cessar-fogo na Faixa de Gaza e exigiram que o presidente Lula rompa as relações com o Estado de Israel.
Assista o vídeo: