Vídeo: mulher com criança no colo é imobilizada por policial militar, em Itabira (MG)
Golpe foi associado nas redes sociais ao mesmo que matou o americano George Floyd
Foto: Reprodução/ redes sociais
Policiais Militares de Minas Gerais abordaram e imobilizaram uma mulher com uma criança no colo, na noite desta sexta-feira (5), em Itabira. O momento registado em vídeo e repercutiu nas redes sociais.
Imagens fortes: policiais militares de Itabira/MG prendem mulher com criança no colo e aplicam o golpe do joelho no pescoço que a polícia americana matou George Floyd. Vergonha, covardia. Aconteceu agora, há uma hora, na Av. João Pinheiro, centro da cidade. @pmmg190 pic.twitter.com/689tRbtD9i
— Afonso Borges (@afonsoborges) November 6, 2021
? Na cidade de Itabira-MG, polícia derruba mulher e coloca o joelho no pescoço com a criança no colo dela pic.twitter.com/vwYD5HWt6J
— Kallil Oliveira (@kalliloliveira_) November 6, 2021
Não sei oq a garota estava fazendo mas olha a situação ?
Itabira sendo Itabira pic.twitter.com/ie4m75VCap
— Sophia Rodrigues (@reclameskaths) November 5, 2021
A jovem, que estava acompanhada de um menino, foi derrubada no chão carregando o bebê, quando um dos agentes públicos a pressiona contra o solo usando o joelho sobre o pescoço dela. O golpe foi associado ao mesmo que matou o americano negro George Floyd, no ano passado. A mulher não teve a identidade revelado.
Nas imagens é possível ver que pessoas que estavam no local reagiram e tetaram interferir, mas foram impedidas por um outro policial. Depois, uma mulher consegue pegar a criança que está no chão. Só então os policiais levantam a mulher e a colocam na viatura.
A ação aconteceu na avenida João Pinheiro, no centro da cidade. As imagens exibem o horário de 18h46 como sendo do início da abordagem.
Após a repercussão do vídeo, o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), se manifestou nas redes sociais. Ele disse que a ação dos PMs precisa ser apurada "com rapidez e rigor".
Com a responsabilidade de prefeito municipal, manifesto minha repulsa diante das imagens de uma abordagem policial, ocorrida no início da noite em Itabira.
— Marco Antônio Lage (@marcoalagee) November 6, 2021
Em nota enviada à Folha de S. Paulo, a corporação de Minas Gerais afirmou que um casal foi preso por porte ilegal de arma de fogo e munições, e que o homem estava com quatro munições de calibre .32. Ainda de acordo com a PM-MG, "para impedir a apreensão da arma de fogo que estava consigo, a mulher se agarrou a uma criança, usando-a como escudo humano e se recusando a largá-la".
Ainda segundo a nota eviada ao Folha de S.Paulo, a PM infomou que a mulher foi projetada ao solo e imobilizada, numa queda controlada. A informação oficial é que a criança que estava no colo não sofreu nenhuma lesão.