Vídeo: municípios de Santa Catarina decretam situação de emergência após registro de feridos e desabrigados por conta das fortes chuvas
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram danos causados pela chuva
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Nove municípios decretaram situação de emergência em Santa Catarina em decorrência das fortes chuvas que atingem o estado. Santa Catarina amanheceu nesta sexta-feira (17) em alerta para novos deslizamentos na Grande Florianópolis, no Litoral Norte e no Vale do Itajaí. Conforme divulgado pela Defesa Civil, duas pessoas ficam feridas e outras 781 estão desabrigadas e 104 desalojadas em várias cidades.
A Defesa Civil ainda afirmou que o número de pessoas que precisaram deixar as casas ainda é incerto e pode aumentar, pois há a dificuldade na coleta de informações nos municípios.
De acordo com a prefeitura de Florianópolis, as duas vítimas foram observar a queda de um muro no bairro Costeira e se machucaram com os destroços, eles se feriram levemente.
A capital decretou emergência e está com pontos de interdição e suspensão das linhas de transporte público desde essa sexta-feira.
Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, é possível ver uma via de Florianópolis completamente alagada. As chuvas afetaram outras duas vias, uma delas ficou com o trânsito mais lento, enquanto a outra precisou ser fechada.
Em Governador Celso Ramos, cidade localizada na Grande Florianópolis, a estrutura do quartel de Corpo de Bombeiros desabou e o atendimento foi comprometido. Comunidades ribeirinhas da cidade foram isoladas por conta dos deslizamentos.
Na BR-101, localizada na cidade de Balneário Camboriú, foram registradas imagens de uma cascata formada pela chuva. A cidade recebeu em um dia quase todo o volume de chuvas esperado para janeiro.
Uma creche ficou completamente alagada no município de Itapema. As crianças precisaram ser resgatadas às pressas. Um adulto no local relatou que o volume de água estava tão alto que chegava na região da cintura.
Confira a lista de cidades que decretaram situação de emergência:
1. Balneário Camboriú
2. Camboriú
3. Governador Celso Ramos
4. Tijucas
5. Biguaçu
6. Florianópolis
7. Porto Belo
8. São José
9. Ilhota