Vídeo: "Não tem nada a ver", diz Vanda Machado sobre rituais de candomblé em escolas
Pesquisadora e doutora pela UFBA foi a convidada do podcast Podomblé desta semana
Foto: Farol da Bahia
Durante o podcast Podomblé, produção da FB Comunicação, desta segunda-feira (4), a professora e doutora pela UFBA, Vanda Machado falou sobre a realização de rituais de Candomblé dentro das escolas, e ressaltou que não há necessidade desse tipo de ação.
“Eu vi outro dia, numa postagem umas crianças, uma senhora vestida a caráter, vestida com roupas rituais, e fazendo uma roda com as crianças, ela sacudindo o orixá e as crianças atrás dela. Não tinha nada a ver se pegar uma pessoa de candomblé, vestir a caráter, uma mãe de santo, e fazer uma roda dentro disso, não tem nada a ver,” afirmou.
Ela apontou que é preciso passar para as crianças ensinamentos sobre suas origens e dos assuntos e disciplinas estudadas nas unidades educacionais para que não haja apagamento da história.
“O que a criança precisa saber, o que nós todos e todas precisamos saber, é da nossa origem. O que eu preciso saber é porque, quando eu estudei, eu me encantava com o Egito, com a tecnologia, com a matemática, com a questão do ouro. Toda aquela riqueza, e ninguém me disse que aquilo ali era a África. Por quê? Porque é necessário apagar parte da nossa história? O apagamento é uma coisa que eu posso fazer com você. Você pode fazer comigo. Faz com que o outro não exista” completou.
Assista declaração: