Vídeo: "Nem lembrava desse nome”, diz Lula em Roma sobre extradição de Carla Zambelli
Deputada federal está detida na Itália desde julho

Foto: Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (10), em Roma, que “nem lembrava” do nome da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), presa na Itália desde 29 de julho. A declaração foi dada a jornalistas após uma reunião na sede da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).
“Nem lembrava desse nome. Se você não pergunta, eu nem sabia se ela tava aqui ou não”, disse Lula ao ser questionado por uma jornalista se a extradição da deputada havia sido discutida. “Pra mim, é uma pessoa que não merece respeito de quem ama a democracia. Ela vai pagar pelo erro que fez aqui ou no Brasil. Portanto, é uma questão de Justiça, não é uma questão minha.”
Zambelli está detida desde julho enquanto aguarda decisão sobre o processo de extradição solicitado pelo governo brasileiro. Ela deixou o país após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de prisão por envolvimento na invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com auxílio de um hacker.
Na semana passada, a deputada divulgou uma carta endereçada ao ministro da Justiça da Itália, Carlo Nordio, na qual anunciou greve de fome. No texto, publicado nas redes sociais, Zambelli acusa o ministro de apoiar uma “decisão injusta e sem provas” do ministro Alexandre de Moraes, do STF.
Assista declaração: