Vídeo: Netanyahu declara que Israel está em guerra após ataque surpresa do Hamas
Primeiro-ministro diz que estão em guerra real, não em uma operação pontual, e promete resposta
Foto: Alan Santos/PR
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que o país se encontra em estado de guerra após um ataque surpresa do grupo Hamas na manhã deste sábado (7). Em uma mensagem de vídeo, Netanyahu declarou: "Cidadãos de Israel, estamos em guerra - não numa operação, não em rondas - em guerra".
O ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, respaldou a posição de Netanyahu e assegurou que Israel "vencerá esta guerra" contra o Hamas. Horas após o ataque, que incluiu o lançamento de foguetes e a invasão de soldados do Hamas em território israelense, Gallant disse: "O Hamas cometeu um grave erro esta manhã e lançou uma guerra contra o Estado de Israel. As tropas das FDI (Forças de Defesa de Israel) estão lutando contra o inimigo em todos os locais. Apelo a todos os cidadãos de Israel para que sigam as instruções de segurança. O Estado de Israel vencerá esta guerra."
As Forças de Defesa de Israel lançaram a Operação "Espadas de Ferro" em resposta ao ataque surpresa do Hamas. O objetivo é conter as ações do grupo. Por sua vez, o comandante militar do Hamas, Muhammad Al-Deif, anunciou o início de uma operação chamada "Tempestade Al-Aqsa", que tem como alvos "posições inimigas, aeroportos e posições militares".
Assista a declaração de Netanyahu: