Vídeo: 'Ninguém cuida da natureza melhor do que o povo de santo', afirma Ekede Sinhá
Ekede Sinhá foi uma das convidadas do episódio desta semana do Podomblé, da FB Comunicação
Foto: Farol da Bahia
O podcast Podomblé produzido pela FB Comunicação trouxe como convidadas Mãe Suely, Iyalorixá e Neta do Terreiro do Gantois, e Ekede Sinhá, Iyá Egbé do Terreiro Ilê Lya Nassô Oká - Casa Branca. O tema discutido foi 'BAOBÁ: O Encanto da Tradição do Candomblé', destacando a importância da preservação ambiental na prática religiosa.
Durante o diálogo, Ekede Sinhá enfatizou: "Eu costumo dizer que nós somos os primeiros ambientalistas do mundo. Ninguém cuida da natureza melhor do que o povo de Santo. Mas a gente está pecando muito também, então a gente precisa se reeducar. É somente isso que a gente quer.", pontuou.
O apresentador, Adriano, concordou e acrescentou sua experiência: "Eu estive no Rio de Janeiro, na floresta da Tijuca, e me assustei com o que vi. A quantidade de sujeira, de resíduo sólido, você percebe que foi feito de uma forma extremamente grosseira. Aí entra uma questão com as outras religiões que têm a tal da teologia da prosperidade, e aí as pessoas acham que se você der mais para o orixá, você ganha mais. E aí a quantidade de elementos na cachoeira, tão linda.". relatou.
Ekede Sinhá complementou: "O orixá nkisi e vodun não quer quantidade, ele quer qualidade, né? Você pode agradar um orixá sem precisar sujar a natureza. Rezando, eu aprendi isso com Mãe Estela. E eu que tô fazendo agora com Isa Trigo, na seiva da voz, você quer agradar um orixá? Cante para ele", finalizou.
Confira um trecho abaixo: