Vídeo: “Tenho muita confiança na Corte”, afirma Jerônimo após STF condenar Bolsonaro a 27 anos de prisão
Governador baiano declarou confiança no STF, mas evitou fazer críticas diretas ao ex-presidente

Foto: Inara Almeida/Farol da Bahia
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou que ficou feliz ao ver a força das instituições e declarou confiança no Supremo Tribunal Federal (STF), órgão que votou pela condenação de Jair Bolsonaro (PL). No entanto, o petista evitou fazer críticas diretas ao ex-presidente.
Durante a coletiva de imprensa na 6ª Conferência Estadual da Pessoa Idosa (COESDIPI), no Hotel Fiesta, no bairro de Itaigara, em Salvador, Jerônimo reforçou que acompanhou o julgamento da Primeira Turma da Corte na condição de cidadão.
"Olha, acompanhei na condição de cidadão brasileiro, mas já saiu do âmbito da política. Já estava dentro do Supremo, eu tenho muita confiança na Corte. O resultado da condenação é um resultado que possivelmente os condenados irão recorrer às instâncias", disse.
"Acompanhei não pela torcida para que um ou outro pudesse ser condenado. Mas pelo movimento que aconteceu pudesse ser observado pelas instituições. E eu acompanhei tudo de perto e vi, o que eu vibrei e o que eu torci foi ver as nossas instituições fortes, vivas e fortalecidas. Uma instituição que defende a democracia, uma instituição que não concorda com a baderna política que ameaça qualquer instituição", apontou.
Por fim, o governador desejou que o país continue fortalecido e soberano, além de lamentar os movimentos de exibição da bandeira dos Estados Unidos durante as manifestações no dia 7 de setembro.
"Dessa forma que eu vi, estou acompanhando, aguardando para que o Brasil continue soberano. Fico muito sentido por ver movimentos do 7 de setembro levantando bandeira norte-americana. Nem na época da colônia a gente via movimentos levantando bandeira de Portugal. Então, vamos pra frente. O Brasil precisa de muito cuidado", concluiu.
Neste feriado, durante a celebração dos 203 anos da Independência do Brasil em Salvador, Jerônimo havia dito que iria esperar que a "justiça fosse feita com os que ousaram atrapalhar o processo democrático".
• Vídeo: 'Que a justiça seja feita com os que ousaram atrapalhar o processo democrático', diz Jerônimo sobre julgamento de Bolsonaro
• Vídeo: "Funcionalismo público foi sangrado", afirma Jerônimo Rodrigues sobre governo Bolsonaro
A conferência no Hotel Fiesta reuniu mais de 500 delegados eleitos nas 84 conferências municipais e territoriais realizadas na Bahia, com o objetivo de debater o tema "Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação". Promovido pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), por meio do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEPI), o evento segue até terça-feira (16).
Confira o vídeo abaixo: