• Home/
  • Notícias/
  • Salvador/
  • Vídeo: Podomblé: antropólogo ressalta importância cultural e espiritual com vestimenta no candomblé

Vídeo: Podomblé: antropólogo ressalta importância cultural e espiritual com vestimenta no candomblé

Episódio vai ao ar na segunda-feira (15)

Por Da Redação
Ás

Vídeo: Podomblé: antropólogo ressalta importância cultural e espiritual com vestimenta no candomblé

Foto: FB Comunicação

Em uma participação no podcast "Podomblé" do FB Comunicação, o antropólogo e professor Fábio Lima falou do significado e relevância das vestimentas no candomblé, explorando aspectos culturais e espirituais.

O episódio, que será divulgado na segunda-feira (15), às 15h, faz uma abordagem sobre a profundidade cultural que envolve as vestimentas utilizadas nas práticas religiosas afro-brasileiras.

Lima ressalta a dualidade de percepção existente em relação às vestimentas, destacando como, em eventos folclóricos como a quinta-feira do Bonfim, todos querem se envolver na estética baiana. No entanto, ele enfatiza a importância de reconhecer a vivência espiritual afro-brasileira em contextos menos explorados, como nos terreiros de candomblé menos conhecidos.

"Todo mundo quer água de cheiro porque faz parte do folclore do ser baiano. Mas e essa vivência da espiritualidade afro-brasileira naqueles lugares em que a mídia não chega, nos candomblés não tão conhecidos, não famosos, é que são vítimas cotidianamente da experiência do racismo religioso", pontuou o especialista. 

O antropólogo enfatizou o papel da mídia em levar informações para combater o racismo religioso e destacou a vulnerabilidade cotidiana enfrentada por comunidades menos famosas, onde mulheres, ao vestirem suas roupas de santo, enfrentam violência e discriminação nas ruas.

"Quantas mulheres são violentadas na rua no mês de agosto quando estão com o sabajé. Quando estão com o balaio de pipoca e vestida com suas roupas de santo Na rua. Se joga sal, se chama de demônio", disse. 

Fábio Lima também ressaltou a importância do Podomblé ao desmistificar preconceitos e fornecer conhecimento essencial para a promoção de uma compreensão mais profunda e respeitosa das tradições afro-brasileiras.

Confira mais no vídeo abaixo:

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário