Vídeo: Prefeitos gaúchos se aglomeram no Planalto e na Câmara
Chefes do Executivo pressionam governo contra queda de arrecadação
Foto: Lula Marques | Agência Brasil
Brasília -- Cerca de 300 prefeitos gaúchos chegaram a Brasília para pressionar o governo federal por causa da queda de arrecadação, um efeito das chuvas e inundações no Rio Grande do Sul. Eles passaram pela Câmara e pelo Planalto entoando o hino do Rio Grande do Sul.
A mobilização denominada de Marcha a Brasília pela Reconstrução, foi organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e busca a recomposição do ICMS, imposto estadual, mas que tem 25% da arrecadação repassada aos municípios. As perdas com esse tributo somaram R$ 170 milhões em maio.
De acordo com o deputado federal Sóstenes Cavalcante, a chegada de recursos ainda é insuficiente e burocrática. "Ainda é insuficiente, precisa desburocratizar muita coisa. Precisa chegar recursos nas veias dos municípios", afirmou.
O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, disse que os R$ 60 milhões que chegaram até agora às prefeituras são insuficientes. Ele destacou as propostas levadas ao Congresso Nacional.
A Marcha dos Prefeitos também tem programação nesta quarta-feira (3). Uma das reuniões confirmadas é com a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Veja abaixo: