Vídeo: presidente da Argentina diz que brasileiros "saíram da selva" durante coletiva
Fernández também fez fala xenofóbica sobre os mexicanos
Foto: Reprodução
O presidente da Argentina, Alberto Fernández, falou de forma ofensivas sobre os brasileiros e os mexicanos durante uma coletiva com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez.
Na declaração, Fernández disse que os brasileiros "saíram das selvas" e os mexicanos "saíram dos índios".
"Os mexicanos saíram dos índios, os brasileiros saíram da selva, mas nós, os argentinos, chegamos nos barcos, e eram barcos que vinham da Europa, assim construímos nossa sociedade", disse o presidente argentino. [Assista no vídeo abaixo]
O presidente argumentou que estava citando um trecho de uma obra do poeta Octavio Paz. No entanto, ele erroneamente teria mencionado uma música do cantor argentino Litto Nebbia, ídolo de Fernández, que diz "Los brasileros salen de la selva / Los mejicanos vienen de los indios / Pero nosotros, los argentinos / Llegamos de los barcos".
Já o poema de Octavio Paz diz “os mexicanos descendem dos astecas, os peruanos dos incas e os argentinos, dos navios”, esta sim de autoria do autor mexicano.
Após a fala, o presidente argentino pediu desculpas em uma rede social. Eu não quis ofender a ninguém, de qualquer forma, a quem se sentiu ofendido ou invisibilizado, desde já minhas desculpas", escreveu Fernández.
A nadie quise ofender, de todas formas, quien se haya sentido ofendido o invisibilizado, desde ya mis disculpas.
— Alberto Fernández (@alferdez) June 9, 2021