Vídeo: presidente do Irã morre em acidente de helicóptero
Destroços da aeronave em que Ebrahim Raisi estava foram localizados em uma região montanhosa do país
Foto: Kremlin
O Ministério das Relações Exteriores do Irã confirmou, na noite de domingo (19), a morte do presidente do país, Ebrahim Raisi, após um acidente de helicóptero. Destroços da aeronave foram localizados em uma região montanhosa do país.
Também morreram no acidente o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amirabdollahian, o governador da província do Azerbaijão Oriental, Malek Rahmati, e Mehdi Mousavi, chefe da equipe de guarda-costas de Raisi. Outra vítima confirmada foi Mohammad Ali Al-e-Hashem, representante do líder supremo do Irã na província.
Pelo menos 73 equipes de resgate foram até o local, perto da vila de Tavil, na província iraniana do Azerbaijão Oriental, de acordo com Pir-Hossein Kolivand, chefe do Crescente Vermelho Iraniano.
Segundo relatos da imprensa estatal iraniana, o helicóptero, que transportava Raisi e sua comitiva do Azerbaijão vizinho, caiu em uma área entre as aldeias de Pir Davood e Uzi. De acordo com as informações, o acidente foi provocado por um tempo severamente ruim, que comprometeu a visibilidade e as condições de voo.
Quem era Ebrahim Raisi
Ebrahim Raisi, eleito em 2021 em uma eleição envolta em controvérsias e marcada por alta abstenção, emergiu como uma figura polarizadora no Irã. Reconhecido por seu histórico como membro das "comissões da morte" na década de 1980, sua presidência foi caracterizada por tensões internas significativas, especialmente relacionadas aos direitos humanos e às liberdades civis. Isso foi evidenciado pela resposta violenta aos protestos que se seguiram à morte de Mahsa Amini.
Confira o vídeo: