Vídeo: promotora Lívia Vaz relata assédio sofrido na orla de Salvador: 'você é preta e não vai aceitar um elogio?'
O relato foi compartilhado por ela nas redes sociais.

Foto: Reprodução.
A promotora de Justiça do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Maria Sant’Anna Vaz, publicou nas redes sociais um vídeo em que relata um assédio que sofreu na orla de Salvador. [Veja o vídeo no fim da notícia]
Segundo Lívia, ela e uma amiga foram para a orla fazer uma corrida. Enquanto caminhavam, um homem desconhecido se aproximou de ambas por trás e falou “obscenidades”.
Após ambas ignorarem e continuarem caminhando, o homem ficou ao lado da promotora e repetiu a fala. Neste momento, ela perguntou se ele falava com ela, o que gerou uma reação mais agressiva do assediador.
"Foi assim que ele se referiu a mim: 'Você é preta e não vai aceitar um elogio meu? Qual é o problema em fazer um elogio?'. Eu me virei para ele novamente e disse, dá licença, eu não te conheço. Ele seguiu adiante e o tempo inteiro, durou mais ou menos uns cinco, sete minutos, ele voltava, se virava para trás e falava conosco em tom ameaçador", disse.
No fim do vídeo, a promotora questiona se o homem teria o mesmo comportamento se fosse uma mulher branca.
“Será que se fosse uma mulher branca, ele teria reagido assim?Ele disse, você é preta, ou seja, eu posso, eu estou autorizado a lhe impor um elogio e você tem que aceitar”, afirmou .


