Vídeo: salva-vidas de Lauro de Freitas relata que praia de Ipitanga ficou abandonada após Salvador assumir
Secretaria responsável pelo local disse que 'relato pessoal' do profissional 'não procede'
Foto: Reprodução
Um salva-vidas fez um relato, por meio de vídeo, e mostrou uma cena de resgate de uma jovem entre 14 e 18 anos que tinha sido vítima de afogamento na praia de Ipitanga, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), que passou a ser de responsabilidade da capital baiana. De acordo com ele, antes, quando Lauro de Freitas assumia, o local tinha diversos profissionais à postos, mas que depois da praia ser transferida para a gestão de Salvador ficou "um descaso".
"Depois que Salvador assumiu está esse descaso. Não existe postos, não existe nada. Totalmente desprovido. Uma vida humana", disse o rapaz, que se identificou como salva-vidas Pinho.
Pinho fez um pedido as autoridades municipal, comandada pelo prefeito Bruno Reis (DEM) e ao governador da Bahia, Rui Costa (PT), que salva-vidas fossem alocados na praia de Ipitanga.
"Não tem salva-vidas, não tem posto armado. Vamos colocar gente séria na Salmavar [...] e façam alguma coisa", pontuou ao completar que a praia sempre foi cuidada por Lauro de Freitas, o que não ocorre atualmente.
Procurada pelo Farol da Bahia, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), responsável pela Salvamar, afirmou que as informações e relato feito pelo rapaz "não procede" e que se trata de uma "opinião pessoal".
"Recebemos a praia de Ipitanga com dois postos e continuamos com dois postos. Informação pessoal de salva-vidas de Lauro de Freitas não procede", respondeu a Semop, ao indicar que o serviço não foi modificado.
Apesar da Semop ter afirmado que os dois postos continuam da região da praia de Ipitanga, outro afogamento, foi registrado na tarde de ontem (29). Um homem morreu após não resistir ao afogamento. A distância entre os postos é de 500 metros.