Vídeo: sem passaporte da vacina contra a Covid-19, candidatas são barradas em concurso da Petrobras
Mulheres diziam que edital não pedia o passaporte; empresa responsável pela prova desmente
Foto: Reprodução/Vídeo
Um vídeo de duas candidatas que foram impedidas de realizar a prova do concurso da Petrobras em Palmas, neste domingo (20), por não terem comprovado vacinação contra a Covid-19, viralizou nas redes sociais.
No registro, uma das candidatas relatou que no edital disponibilizado "não consta a exigência do passaporte de vacina e que exigiu um documento assinado, declarando que os organizadores do local de prova não estavam permitindo que ela realizasse o concurso"
A outra participante barrada disse: Pedi um documento assinado explicando o motivo de não poder fazer a prova. Me mandaram para a sala da coordenação, o pessoal não quis assinar nenhum documento [...] Eu tentei ligar para polícia, mas colocaram a gente para fora. Não tomei a vacina, mas ainda sou um cidadão livre. É um direito de escolha, isso é discriminação".
As candidatas foram barradas devido aos decretos estadual (nº 6.359/2021) e municipal (nº 2.100/2021), que dispõem sobre medidas de enfrentamento à Covid-19, entre elas, a exigência do passaporte da vacina em eventos e reuniões, para fins diversos, com público superior a 200 pessoas, em ambientes fechados ou abertos.
Em resposta, O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), responsável pelo concurso, enviou o trecho do edital que informa sobre a exigência da vacinação. Segundo o documento, quem não apresentasse o comprovante não poderia realizar as provas.
De acordo com a prefeitura de Palmas, o passaporte da vacina é exigido para entrada e permanência em todos os órgãos e entidades públicas municipais
Veja o vídeo:
🗣️ Candidatas são barradas em prova de concurso por não terem tomado vacina contra Covid
— Sleeping Giants Brasil (@slpng_giants_pt) February 21, 2022
Não está fácil ser antivacina 🤷🏽 pic.twitter.com/aEvNNyJ5Hq