Vídeo: Superintendente do Iphan diz que Ordem Franciscana é a responsável por vistoriar igreja que desabou
Segundo Hermano Queiroz, não há dados da última vistoria realizada
Foto: Farol da Bahia
O superintendente estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Hermano Queiroz, afirmou que a responsabilidade pela vistoria e manutenção do teto da Igreja de São Francisco de Assis não é dos órgãos públicos, mas da Ordem Franciscana. Na tarde desta quarta-feira (5), o teto da igreja desabou, deixando uma pessoa morta e cinco feridas.
"A gestão desses templos todos, eles são da própria igreja, não é o poder público quem vai alimentar essas ações de fiscalização o tempo inteiro, né, porque cada proprietário que cuida do seu. Quer dizer, você cobra um ingresso para entrar, então você investe nesse tipo de gestão que faz parte de qualquer outro bem que recebe público", declarou o superintendente.
Hermano Queiroz reforçou que o Estado realiza vistorias nesses tipos de imóveis de maneira pontual. "A Defesa Civil do estado, município, todos esses entes, eles fazem também vistorias, mas não é da rotina. Se faz de tempo em tempo e, se verificando algo mais iminente, aí se toma medida. Como, por exemplo, o pináculo que foi retirado daqui de cima da igreja, que estava apresentando risco, a prefeitura ajudou e tirou o pináculo daí", afirmou.
Segundo o superintendente, não se têm dados sobre quando ocorreu a última vistoria na igreja. "Não se tem data de vistoria feita, porque a vistoria não é algo de praxe. Não existe vistoria sobre todos os imóveis tombados durante todo o tempo. É um conjunto que tem mais de 3.500 imóveis. Então, a responsabilidade, como qualquer outro bem que é tombado, é do seu proprietário. Aqui no caso é a Igreja, a Ordem Franciscana, que é proprietária desse templo", afirmou.
O desabamento matou a turista paulista Giulia Panchoni Righetto, de 26 anos, natural de Ribeirão Preto, que visitava igreja no momento do ocorrido. O corpo da vítima já foi retirado do local.
Outras cinco pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas a uma unidade de saúde. Elas não correm risco de morte.
Confira mais no vídeo abaixo: