Vídeo: Tarifaço de Trump é resposta a 'provocação' de Lula, diz senador
Líder da oposição no Congresso, Izalci Lucas diz que fala de Lula no Brics influenciou decisão

Foto: Farol da Bahia
O senador Izalci Lucas (PL), líder da oposição no Congresso, disse em entrevista ao Farol da Bahia, nesta quinta-feira (10), que a tarifa de 50% imposta pelo presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, às exportações brasileiras é resposta à provocação que vem sendo feita por Lula desde 2023.
Segundo Izalci, o governo Lula e os partidos de esquerda estão sempre "falando mal dos Estados Unidos", o que, segundo ele, provocou a retaliação econômica por parte de Trump. O senador cita ainda a fala do presidente no Brics como algo que influenciou na decisão.
"A fala dele [Lula] reforçando a moeda própria, de não utilizar mais o dólar, tudo isso influencia. Então, acho que foi irresponsabilidade do presidente Lula, e que agora tem a obrigação, como presidente, de buscar uma solução para isso", disse o senador.
Questionado sobre a resposta do presidente brasileiro ao tarifaço, o líder da oposição no Congresso respondeu que o Brasil não tem "potencial" para enfrentar os Estados Unidos.
"Porque o Trump também já disse que qualquer reciprocidade, qualquer tributação a mais, será adicionada 50% nessa tarifa. Então, acho que o Lula precisa colocar as pessoas que tenham realmente equilíbrio para cuidar disso", avaliou.
A declaração do senador acontece após Lula afirmar que a Lei da Reciprocidade será colocada em prática caso não haja negociação com o governo Trump.
Confira o vídeo abaixo: