Vídeo: telhado da torre de mais de 600 anos na China desaba e assusta turistas
A parte superior do edifício que ficou danificada, havia sido reconstruída em 1995 e, em 2023, foi iniciado um projeto de renovação

Foto: Reprodução/RedesSociais
O telhado da Torre do Tambor desabou nesta segunda-feira (19), no Condado de Fengyang, no leste da China. As telhas se soltaram e caíram de uma altura superior a dois andares, levantando bastante poeira e assustando os turistas que estavam no local.
Segundo a mídia local, a construção de 72 metros de comprimento e 15,8 metros de altura é a maior torre do tipo existente na China, construída em 1375. As causas do desabamento ainda estão sendo investigadas. As autoridades locais informaram que não houve feridos. O incidente ocorreu em um momento de pouco movimento na praça em frente à torre, evitando consequências mais graves.
A parte superior do edifício que ficou danificada, havia sido reconstruída em 1995 e, em 2023, foi iniciado um projeto de renovação no valor de 3,41 milhões de yuans (mais de R$ 2,6 milhões), que terminou em março do ano passado. A base original da torre, construída durante a Dinastia Ming, não foi afetada.
O edifício é um ponto turístico importante e integra o patrimônio cultural de Fengyang, conhecido como berço de Zhu Yuanzhang, fundador da dinastia Ming.
Veja momento do desabamento: