Vídeo: tempestade de areia atinge municípios no interior de São Paulo
O fenômeno é comum em países da Ásia, onde é conhecido como "haboob"
Foto: Reprodução/Redes Sociais
As cidades de Araraquara, Viradouro, Morro Agudo, Pindorama, Olímpia e Mirandópolis, no interior de São Paulo, foram atingidas por uma tempestade de areia no início da tarde desta sexta-feira (11), como afirmaram moradores da região. O fenômeno é comum em países da Ásia, onde é conhecido como "haboob".
De acordo com especialistas, a tempestade é causada por temporais de chuva com ventos fortes. Quando entram em contato com o solo seco, encontram resquícios de queimada, poeira e vegetação, e criam uma espécie de "rolo compressor" de sujeira. Esses fenômenos podem alcançar até dez quilômetros de altura.
Segundo a meteorologista Bianca Lobo, da Climatempo, as tempestades de areia são mais frequentes em áreas com abundância de areia, baixa umidade e solo desprovido de vegetação, como os desertos, por exemplo. Elas são pouco comuns no Brasil, apesar de estarem acontecendo com certa frequência.
"Esse forte aquecimento promove os ventos. A intensidade da ventania varia de acordo com a localidade, ocasionando desde o levantamento da poeira até tempestades de areia com ventos que podem passar de 100 km/h", afirmou.
Veja vídeo: