Vídeo: Topo Gigio, 'rato' que marcou a infância nos anos 60, volta a viralizar nas redes sociais
Personagem criado na Itália e consagrado na TV brasileira com Agildo Ribeiro desperta nostalgia com vídeo antigo

Foto: Reprodução/TV Globo
Vídeos do personagem Topo Gigio têm viralizado nas redes sociais, reacendendo o carinho do público por um dos ícones infantis muito marcantes da televisão brasileira. Criado na Itália em 1958 pela artista Maria Perego, o pequeno boneco de 30 centímetros de altura e orelhas de 8 centímetros conquistou gerações ao redor do mundo com seu jeito meigo e suas falas delicadas.
No Brasil, Topo Gigio alcançou notoriedade no final dos anos 1960 ao contracenar com o humorista Agildo Ribeiro no programa Mister Show. Com o fim da atração, em 1970, ganhou um programa próprio aos sábados, o Topo Gigio Especial, exibido entre novembro de 1970 e fevereiro de 1971. A proposta da atração era orientar o público infantil com temas cotidianos, como higiene e bons hábitos. O personagem, sempre ao lado de Agildo, cantava músicas como Meu Limão, Meu Limoeiro e encerrava os episódios de pijama, com seu tradicional “boa noite” às crianças.
A presença de Topo Gigio também se estendeu a outras emissoras. Na década de 1980, ele voltou à televisão pela TV Bandeirantes no programa Boa Noite, Amiguinhos (1983), e retornou novamente em 1987, dessa vez contracenando com o ator Ricardo Petraglia.
O personagem também se destacou na música, com canções educativas e afetuosas. Entre os sucessos, estão O Trem de Chocolate, Os Vovozinhos, Conhecendo os Sentidos, além de faixas dedicadas a seus fãs, os “topinhos”, como A Dança dos Topinhos e Boa Noite, Queridos Topinhos.
Topo Gigio não foi um fenômeno exclusivo do Brasil. Na Itália, era apresentado por Gina Lollobrigida e, nos Estados Unidos, foi presença marcante no Ed Sullivan Show, um dos programas de maior audiência da época.
Veja vídeo: