• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Vídeo: tribo africana é conhecida como 'Povo Avestruz' por mutação genética nos pés

Vídeo: tribo africana é conhecida como 'Povo Avestruz' por mutação genética nos pés

Integrantes da tribo não têm os três dedos do meio, tendo apenas os dois dedos externos

Por Da Redação
Ás

Vídeo: tribo africana é conhecida como 'Povo Avestruz' por mutação genética nos pés

Foto: Reprodução/YouTube

Uma deformação nos pés em muitos dos membros da tribo Doma, também conhecidos como VaDoma ou tribo Bantwana, faz com que frequentemente eles sejam apelidados de "Povo Avestruz". O grupo, que vive na região norte do país africano Zimbábue, sofre com uma mutação genética que causa a ausência de um ou mais dedos. 

A maioria dos membros não tem os três dedos do meio, tendo apenas os dois dedos externos, que ficam virados para dentro. Segundo reportagem do Daily Star, a deformação é causada por uma condição autossômica dominante resultante de uma única mutação no cromossomo 7.

A ectrodactilia, uma mutação genética também conhecida como síndrome da garra da lagosta, refere-se à ausência de um ou mais dedos das mãos ou pés no nascimento. Acredita-se que a condição esteja presente em cerca de uma em cada quatro crianças nascidas na tribo Doma.

Para que a condição não se espalhe, uma lei permite que os membros só se casem dentro do grupo a que pertencem. 

Apesar das leis que proíbem o casamento fora da comunidade, a condição está presente em outras tribos, incluindo a Talaunda ou Talaote Kalanga, do deserto de Kalahari, que acredita-se compartilhar ascendência comum com os VaDoma, que se dividem em dois distritos: Urungwe e Sipolilo.

Os anciãos do povo VaDoma afirmam que seus ancestrais remotos eram seres parecidos com pássaros que vieram das estrelas e misturaram seu DNA com mulheres terrestres primitivas para produzir descendentes. Segundo relatos, a comunidade não considera a mutação uma deficiência, apesar de deixar muitos com dificuldade para andar e é extremamente difícil para eles correrem.

A tribo acredita que é uma característica a ser celebrada, já que permite que eles subam em árvores mais rapidamente. Relatórios acrescentam que eles são os únicos caçadores-coletores tradicionais indígenas do Zimbábue.

Veja vídeo sobre a condição que atinge a tribo africana:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário