Vídeo: vendedor ambulante sofre agressões de agente da Semop no Pelourinho
Situação foi registrada na tarde da última quinta-feira (14)
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Um vendedor ambulante foi vítima de agressões físicas, incluindo socos no rosto, por parte de um agente da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) na tarde de quinta-feira (14), no Pelourinho, um dos pontos turísticos mais visitados de Salvador. Um vídeo, registrado por uma testemunha no local, evidencia o momento em que o homem é abordado por dois funcionários da prefeitura.
A Secretaria de Ordem Pública (SEMOP) manifestou repúdio a qualquer ato de violência, especialmente quando envolve agentes públicos. Contudo, a SEMOP destaca que considera um caso isolado a ação de apreensão contra um vendedor não licenciado no Centro Histórico de Salvador. A secretaria assegura que os agentes seguem um protocolo de conduta e abordagem padrão, ressaltando que as cenas divulgadas não refletem a convivência cotidiana entre os agentes de fiscalização e os vendedores ambulantes licenciados na capital.
Visando uma apuração mais detalhada dos acontecimentos, a SEMOP decidiu afastar temporariamente os agentes envolvidos de suas funções. Além disso, informa que o vendedor não licenciado será convocado para esclarecimentos sobre o protocolo de segurança, principalmente pelo uso de material em desconformidade que representava riscos à integridade física da população, especialmente durante o período de festas de fim de ano, com grande aglomeração de pessoas no Centro Histórico de Salvador.
Confira mais no vídeo abaixo: