• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Vídeo: vereador faz comentário racista ao falar de recursos da pandemia no RS
Brasil

Vídeo: vereador faz comentário racista ao falar de recursos da pandemia no RS

A sessão estava sendo gravada e transmitida ao vivo no YouTube

Por FolhaPress
Ás

Vídeo: vereador faz comentário racista ao falar de recursos da pandemia no RS

Foto: Reprodução

Um vereador de Canguçu (RS) deu uma declaração racista durante sessão na segunda-feira (22), ao falar sobre as pessoas que receberam recursos do governo federal na pandemia.

O vereador Francisco Vilela (PL), também conhecido como Xico Vilela, disse que a "negrada nos estados deitaram e rolaram" com o dinheiro do governo. A fala foi em sessão na Câmara dos

Vereadores que debatia o aumento da alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) proposto pelo governador Eduardo Leite (PSDB).

"Não veio pagamento 'pinga-pinga'. Com aquele dinheiro da Covid, essa negrada nos estados deitaram e rolaram. Palmas para o Bolsonaro, palmas para quem mandou o dinheiro", disse Xico Vilela na ocasião.

O Movimento Quilombola e o Movimento Negro de Canguçu repudiaram a fala do parlamentar em nota publicada nas redes sociais e exigiram que sejam tomadas as "devidas providências" contra ele. "É inadmissível que uma autoridade ocupante de uma cadeira no Poder legislativo (que possua caráter representativo), quebre o decoro parlamentar e ofenda a comunidade negra.

O racismo opera de forma estrutural e institucional e temos o dever de combatê-lo."

A reportagem procurou o vereador para comentar as declarações via e-mail e telefone, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto para manifestação.

VEREADOR JÁ HAVIA FEITO COMENTÁRIO RACISTA

Em junho de 2023, o vereador foi filmado em sessão da Câmara se referindo a uma servidora como "neguinha" e "puta".

Em sessão na Câmara de Vereadores, ele disse a um colega: "Aquela neguinha é puta". A fala de Francisco Romeu da Silva Vilela, o Xico Vilela, ocorreu após a sessão ser suspensa a pedido de outro vereador.

A sessão estava sendo gravada e transmitida ao vivo no YouTube. Depois da fala, o áudio do plenário foi cortado.

Assista o vídeo: 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário