Vídeo: vereador gaúcho questiona condições de trabalho análogo à escravidão em vinícolas do RS
Sandro Fantinel fez comentários pejorativos sobre a naturalidade dos trabalhadores, que em sua maioria são de cidades da Bahia
Foto: Reprodução/YouTube
Sandro Fantinel (Patriota), vereador de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, colocou em dúvida as condições de trabalho escravo em que foram encontrados mais de 200 trabalhadores de vinícolas da Serra Gaúcha, na última sexta-feira (24). Em declaração dada durante sessão nesta terça-feira (28) o vereador culpou os trabalhadores, que em sua maioria eram de cidades da Bahia.
"Um agricultor me ligou e pediu para eu ver um alojamento onde ficam os trabalhadores temporários e não dava para entrar do fedor de urina, da imundície que eles deixaram em uma semana. E a culpa é de quem? O patrão vai ter que pagar o empregado para fazer limpeza para os bonitos? Temos que botar eles em um hotel cinco estrelas para não termos problema com o Ministério do Trabalho?", questionou.
Durante sua fala, o vereador fez comentários pejorativos sobre a naturalidade dos trabalhadores. "Nunca tivemos problema com um grupo de argentinos. Agora com os baianos, que a única cultura que eles tem é viver na praia tocando tambor, era normal que se fosse ter esse tipo de problema. E que isso sirva de lição. Que vocês deixem de lado esse povo que está acostumado com Carnaval e festa.", disse
Ao final da declaração, Fantinel coloca em dúvida a condição de escravidão denunciada pelos trabalhadores, alegando que alguns deles não queriam deixar o lugar.
Veja vídeo: