Vídeos: "Desculpa caso a gente tenha atrapalhado", diz ex-jornalista da GloboNews antes de ter equipamentos destruídos por indígenas
Os indígenas pró-garimpo faziam uma manifestação e equipe de tv americana estava no local
Foto: Reprodução
Um grupo de indígenas pró-garimpo destruíram equipamentos de uma equipe de TV norte-americana durante um protesto em Itaituba (PA). A manifestação era feita por garimpeiros mundurucus e não indígenas com o intuito de exigir a legalização da atividade.
Confira no vídeo abaixo:
A equipe da Vice TV, incluindo o jornalista e apresentador brasileiro Pedro Andrade, que já trabalhou na GloboNews, foi hostilizada na última terça-feira (6). "Vocês não podem pegar um avião e ficar filmando assim. Senão, as coisas vão ficar difíceis. Vocês pensam que é só vocês que têm o poder de mandar as ONGs, mandar avião, fazer isso? Não", disse um manifestantes se referindo aos jornalistas.
O jornalista pediu desculpas pela ação. "Eu vim aqui ouvir a opinião de vocês, mas eu entendo, respeito perfeitamente o porquê de vocês estarem agindo desse maneira", disse ao microfone. "Eu quero pedir desculpas caso a gente tenha atrapalhado. Mas eu não quero que o senhor ache que eu vim aqui para fabricar uma história."
Veja no vídeo abaixo o pedido de desculpas:
Após o pedido, Pedro Andrade e a equipe tiveram seus rostos pintados, e um dos mundurucus ordenou que a equipe colocasse os equipamentos sobre o asfalto. Em seguida, câmera e microfone foram destruídos a pauladas.
Apesar do estrago, o governo federal vem defendendo a legalização do garimpo e da mineração em terras indígenas. Em fevereiro, o presidente Jair Bolsonaro enviou ao Congresso um projeto de lei sobre o assunto.