• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Vigilância Epidemiológica de Americana confirma morte por febre maculosa
Saúde

Vigilância Epidemiológica de Americana confirma morte por febre maculosa

Caso não tem relação com evento na fazenda em SP

Por Da Redação
Ás

Vigilância Epidemiológica de Americana confirma morte por febre maculosa

Foto: Agência Brasil

A Vigilância Epidemiológica de Americana, no estado de São Paulo, confirmou na última sexta-feira (16) a morte de uma moradora em decorrência da febre maculosa. Segundo informações da prefeitura, o caso não está relacionado ao surto em Campinas, pois a mulher de 58 anos contraiu a doença na cidade de Limeira.

A paciente começou a apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, náusea, vômito, dores musculares e prostração, no dia 4. Trê dias depois, ela buscou atendimento médico no Pronto-Atendimento (PA) do Zanaga e foi posteriormente transferida para o Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi. E foi a óbito no dia 8. Os exames foram realizados pelo Instituto Adolfo Lutz.

Diante dos casos em Americana, são instaladas mais placas nos locais considerados de risco, além de ampliadas as ações de conscientização por meio das redes sociais, cartazes e panfletos.

No âmbito da saúde, está sendo realizado um trabalho conjunto com médicos e enfermeiros da atenção básica e do pronto atendimento (nas UPAs e Hospital Municipal), com o objetivo de intensificar a atenção em relação aos sintomas da febre maculosa brasileira. O diagnóstico e o tratamento nos primeiros dias da doença aumentam as chances de cura.

Desde 2006, Americana conta com o Programa de Vigilância e Controle do Escorpião e Carrapato, que monitora as áreas de risco e disponibiliza placas de advertência à população, alertando sobre a presença do carrapato-estrela nesses locais.

Os profissionais realizam pesquisas do carrapato-estrela em pontos estratégicos, principalmente nas margens de rios, córregos, riachos e em toda a orla da Represa Salto Grande, áreas identificadas como risco para a transmissão da febre maculosa brasileira, a partir da confirmação de casos da doença e locais de infecção.

Óbitos após evento em Campinas

Quatro pessoas que estiveram na Fazenda Santa Margarida faleceram em decorrência da febre maculosa. As vítimas compareceram ao local no último dia 27, durante a realização da Feijoada do Rosa, um evento que reuniu cerca de 3,5 mil pessoas com open bar e DJs de música eletrônica.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.