Vila Olímpica das Olimpíadas de Paris 2024 é inaugurada
Vila hospedará mais de 15 mil atletas olímpicos e paralímpicos entre julho e agosto
Foto: Reprodução/ Paris 2024
A Vila Olímpica onde os atletas ficarão hospedados durante os Jogos de Paris 2024 foi inaugurada, nesta quinta-feira (29). A cerimônia contou com a presença do presidente da França, Emmanuel Macron.
A obra, que foi finalizada com cinco meses de antecedência, começou em 2021 e conta com 82 prédios, 3 mil apartamentos e 7.200 quartos para receber mais de 15 mil atletas durante as Olimpíadas, com 207 delegações, e Paralimpíadas, com 185 comissões. O valor da obra foi estimado em 2 bilhões de euros.
A Vila Olímpica fica localizada entre os municípios de Saint-Denis, Saint-Ouen e L'Île-Saint-Denis, sete quilômetros ao norte do centro da capital francesa. Após a realização do evento, o local se tornará um bairro sustentável para seis mil habitantes, com escolas, hotel, parque, lojas e escritórios.
Os jogos acontecerão entre julho e agosto, período em que as temperaturas na capital francesa podem ultrapassar os 40 graus, Mesmo assim, a organização construiu unidades sem ar condicionado com a promessa de economizar energia elétrica com redução de emissão de carbono. A promessa do Comitê Olímpico Internacional (COI) é de realizar a edição mais sustentável da história das olimpíadas.
Esta é a terceira edição dos jogos na capital francesa. Nos jogos de 1924 foi fundada a primeira Vila Olímpica da história que, na época, recebeu 44 delegações.