Vilas-Boas diz que há mais de 600 leitos de Covid ociosos e fala em desativação
Bahia passa por preocupação com variante delta e eminencia de terceira onda
Foto: Divulgação
O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, informou que atualmente há 600 leitos de UTI Covid osciosos, segundo ele, resultado da queda no número de internação e aceleração dos pacientes recebendo alta.E voltou a falar em desativação de leitos.
"Estamos no processo de desativação de alguns leitos. A Bahia está com mais de 600 leitos de UTI ociosos e todos os dias pacientes estão tendo alta e as UTI vão ficando vazias",afirmou em entrevista a Rádio Metrópole.
No final da primeira onda de Covid-19 na Bahia, o governo também desativou leitos. Com a chegada da segunda onda, adotou o chamado lockdown para conseguir atrasar a contaminação e assim reabrir os leitos que tinha fechado.
Dessa vez, segundo Fábio Vilas-Boas, os médicos contratados para atuar na pandemia serão desligados e a estrutura revertida para outros tipos de atendimento.
Mesmo com o anúncio, Vilas-Boas revelou preocupação com a contaminação pela variante Delta e a chegada de uma terceira onda na Bahia.
Para evitar isso, a Sesab espera que haja aceleração na vacinação. Vilas-Boas informou ainda que há uma conversa com o Ministério da Saúde para a utilização na primeira dose de mais de 20 milhões de doses da vacina da Oxford/AstraZeneca que estão estocadas, atualmente, para aplicação da segunda dose.