Vilas-Boas se preocupa com platô após reabertura do comércio em cidades baianas

Nesta terça-feira (16), Feira de Santana reabriu o comércio

Por Da Redação
Ás

Vilas-Boas se preocupa com platô após reabertura do comércio em cidades baianas

Foto: Reprodução

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, afirmou nesta quarta-feira (17), que vê com preocupação a reabertura do comércio em algumas cidades baianas.

Na terça-feira (16), o prefeito de Feira de Santana, Colber Martins (MDB), de reabrir, de forma gradual, todos os estabelecimentos de até 200 metros quadrados, passou a valer. Com isso, o Mercado de Arte Popular, galerias e shoppings voltaram a operar.

"Nós estamos muito preocupados acompanhando de perto todo esse momento de flexibilização a partir de algumas regras de reabertura do comércio, não apenas em Feira de Santana, mas, também, aqui, em Salvador, e em outros municípios do estado. Nós não estamos em uma fase de estabilização. Nós já estamos em uma fase de desaceleração do crescimento, mas nós não estamos estabilizados, estamos estabilizados no crescimento, mas não conseguimos baixar de 4,5% a taxa de crescimento diário dos casos, eventualmente, a gente chega a 3%. Isso significa que passado duas ou três semanas nós estamos tendo 50% de incremento. Isso gera uma necessidade maior de internação hospitalar, e nos preocupa o que será da Bahia daqui a 30 a 45 dias, caso não venhamos a entrar na fase esperada do platô", explicou Vilas-Boas em entrevista à TV Bahia. 

O Ministério Público Estadual tem emitido recomendações para determinadas cidades sobre a retomada do comércio.

Entre elas, Vitória da Conquista. O MP recomendou que fossem anulados artigos de decreto municipal, publicado em 31 de maio, que autorizaram a reabertura das atividades comerciais não essenciais.

De acordo com o titular da Sesab, o governo não tem poder sobre a decisão dos municípios.

"Sempre que os prefeitos nos procuram, a mim e ao governador, para obter essas opiniões nós temos mantido o diálogo, quando nós enxergamos que é uma situação inadequada e inconveniente, ponderamos. É preciso lembrar que essas decisões são de âmbito municipal, nós só aconselhamos", pontuou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.