• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Violência contra crianças em conflitos armados aumenta 21% em 2023, aponta ONU
Mundo

Violência contra crianças em conflitos armados aumenta 21% em 2023, aponta ONU

Números apontam para 32.990 violações graves verificadas contra 22.557 menores

Por Da Redação
Ás

Violência contra crianças em conflitos armados aumenta 21% em 2023, aponta ONU

Foto: Unicef/Tess Ingram

Um relatório apresentado nesta quinta-feira (13) pela representante especial do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para Crianças e Conflitos Armados, Virginia Gamba, revela que o último ano registrou níveis alarmantes de violência contra crianças em conflitos armados, com um aumento de 21% nas violações graves.

Os números apontam para 32.990 violações graves verificadas contra 22.557 menores. Os lugares com mais casos de violações são Israel e Territórios Palestinos ocupados, República Democrática do Congo, Mianmar, Somália, Nigéria e Sudão.

O relatório considera não apenas o número de mortes, mas também outros tipos de violência, como mutilações, violência sexual, recrutamento de crianças, ataques a escolas e hospitais, sequestros e o bloqueio de ajuda humanitária.

Segundo a publicação, crianças sofreram com o desrespeito aos direitos humanos, incluindo o direito à vida, com 11.649 crianças mortas e mutiladas em 2023. Esse número representa um aumento de 35% em relação ao relatório do ano passado e é a maior violação verificada no relatório.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário