• Home/
  • Notícias/
  • Cultura/
  • "Viramundo", do BTCA, celebra a vida de Gilberto Gil em nova turnê pela Bahia
Cultura

"Viramundo", do BTCA, celebra a vida de Gilberto Gil em nova turnê pela Bahia

Espetáculo de dança e música do Balé Teatro Castro Alves terá apresentações gratuitas em quatro cidades baianas

Por Da Redação
Ás

"Viramundo", do BTCA, celebra a vida de Gilberto Gil em nova turnê pela Bahia

Foto: Divulgação

O espetáculo "Viramundo", do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), estreado em 2022 em celebração aos 80 anos de Gilberto Gil, iniciará uma nova circulação por quatro cidades da Bahia. Os próximos destinos são Camaçari, no dia 22 de julho, no Teatro Cidade do Saber; Porto Seguro, em 3 de agosto, no Sesc Porto Seguro; Itabuna, em 5 de agosto, no Centro Cultural Candinha Dórea; e Juazeiro, em 26 de agosto, no Centro de Cultura João Gilberto. Todas as apresentações serão gratuitas, começando às 19h e seguidas de um bate-papo sobre o processo criativo da obra.

"Viramundo" conta com direção e criação coreográfica de Duda Maia e música original do maestro Ubiratan Marques. Todo o elenco do BTCA está em cena, expressando as danças que Gilberto Gil, em sua figura e em sua produção, desperta em seus corpos. O espetáculo é um roteiro musical dançado, uma fusão de movimento e música que nasce do acordo criativo entre Duda e Ubiratan. A obra conecta ancestralidade e futuro, raízes e profecias, sertão e litoral, ecologias e tecnologias, destacando a diversidade, a atemporalidade e a generosidade.

Através da diferença e valorizando os potenciais dos artistas da dança, independentemente de suas gerações, formações e experiências, "Viramundo" promove um olhar democrático de criação, evocando a autenticidade e a espontaneidade do movimento. O espetáculo acolhe e reflete um sentimento de pertencimento, beleza e muitos abraços.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário