Saúde

Vírus pouco conhecido ganha força no hemisfério Norte na primavera

 MPVh, descoberto em 2001, tem impacto anual semelhante ao da gripe nos EUA

Por Da Redação
Ás

Vírus pouco conhecido ganha força no hemisfério Norte na primavera

Foto: Reprodução/Pixabay

No inverno passado, um vírus pouco conhecido, que causa sintomas semelhantes às infecções causadas pelo vírus sincicial respiratório (VSR), influenza e Covid-19, ganhou força no hemisfério Norte. Agora, de acordo com informações dos sistemas de vigilância de vírus respiratórios dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, os casos de metapneumovírus humano, também conhecido como MPVh, têm aumentado nesta primavera.

Os casos de MPVh encheram as unidades de terapia intensiva de hospitais, afetando especialmente crianças pequenas e idosos, que são os mais vulneráveis a essas infecções. Em seu pico, por volta de meados de março, quase 11% das amostras testadas foram positivas para o vírus, um número cerca de 36% maior do que o pico sazonal médio pré-pandêmico, que era de 7% de positividade nos testes.

No entanto, a maioria das pessoas que contrai a infecção provavelmente nem sabe, uma vez que doentes geralmente não são testados fora de um hospital ou pronto-socorro. Ao contrário da Covid-19 e da gripe, não existem vacinas ou medicamentos antivirais disponíveis para o tratamento do MPVh. Dessa forma, os médicos cuidam de pessoas gravemente doentes buscando aliviar os sintomas. Apesar de ser pouco conhecido, o MPVh, descoberto por pesquisadores holandeses em 2001, tem um impacto anual semelhante ao da gripe nos Estados Unidos. 


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.