Vírus semelhante ao da Covid-19 é encontrado em morcegos na Rússia

Cientistas alertam para possibilidade de infecção em humanos

Por Da Redação
Ás

Vírus semelhante ao da Covid-19 é encontrado em morcegos na Rússia

Foto: Reprodução/Freepik

Uma equipe de cientistas descobriram um novo vírus similar ao Sars-CoV-2, causador da Covid-19, em morcegos na Rússia. Chamado de Khosta-2, o patógeno faz parte da mesma subcategoria do coronavírus e também é uma zoonose. Ou seja, doença que inicialmente circula entre os animais. 

Por causa disso, os pesquisadores alertaram para a possibilidade de infecção entre os humanos. Eles ainda pontuaram que os anticorpos de pessoas vacinadas contra a Covid-19 não é suficiente para combatê-lo. 

A descoberta foi feita por cientistas da Escola para Saúde Global Paul G. Allen, da Universidade do Estado de Washington, nos Estados Unidos. Eles publicaram o estudo na revista científica PLoS Pathogens nesta semana.

“Nossa pesquisa demonstra ainda que os sarbecovírus que circulam na vida selvagem fora da Ásia – mesmo em lugares como o oeste da Rússia, onde o vírus Khosta-2 foi encontrado – também representam uma ameaça à saúde global e às campanhas de vacinas em andamento contra o Sars-Cov-2 (Covid-19)”, afirma o virologista da universidade e autor correspondente do estudo, Michael Letko, em comunicado.

Letko esclareceu que não quer assustar a população, mas ter um vírus circulando na natureza pode ser preocupante. "Não queremos assustar ninguém e dizer que este é um vírus completamente resistente a vacinas. Mas é preocupante que existam vírus circulando na natureza que tenham essas propriedades, que eles podem se ligar a receptores humanos e não são tão neutralizados pelas respostas atuais das vacinas".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário