Visa e Mastercard fecham acordo de US$ 30 bilhões para reduzir taxas dos comerciantes
Acordo se aplica apenas aos comerciantes dos Estados Unidos
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
As redes de cartões de crédito Visa e Mastercard, bem como os bancos que emitem cartões com elas, concordaram em fazer um acordo em um processo antitruste de décadas movido por comerciantes e deverá reduzir em US$ 30 bilhões, ao longo de cinco anos. O comunicado sobre o acordo foi anunciado na manhã de terça-feira (26).
O acordo se aplica apenas aos comerciantes dos EUA e é o resultado de uma ação judicial movida em 2005. No entanto, nada é considerado finalizado até que receba a aprovação do Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Leste de Nova York.
As taxas de furto custam aos comerciantes 2% do total da transação feita por um cliente, mas podem chegar a 4% para alguns cartões de recompensa premium, de acordo com a National Retail Federation (NRF).
Com o acordo, as taxas seriam reduzidas em pelo menos 0,04% ponto percentual por um período mínimo de três anos. Além disso, ainda seria exigido que a Visa e a Mastercard mantivessem as taxas de swipe que existiam em 31 de dezembro de 2023 por cinco anos.