Visando sair candidato à presidência em 2026, Bolsonaro articula mudar Lei da Ficha Limpa no Congresso
Aliados do ex-presidente no Senado e Câmara tentam aprovar projeto que reduz punição; entenda
Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo
Visando sair novamente candidato à presidência da República em 2026, Jair Bolsonaro (PL) articula no Congresso alterações na Lei da Ficha Limpa para reduzir o período de inelegibilidade de oito para dois anos. A medida abriria caminho para um novo embate com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas urnas. A informação é da coluna de Andréia Sadi, no portal G1.
Aliados do ex-presidente na Câmara e no Senado trabalham para aprovar um projeto de lei de autoria do deputado Bibo Nunes (PL-RS), que reduz a punição e estabelece que o prazo de inelegibilidade passe a contar a partir da eleição que motivou a condenação.
O texto já conta com 73 assinaturas, incluindo parlamentares do PL, MDB, Patriota, PP, PSD e Republicanos, partido do novo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Caso avance, a proposta intensificaria o embate entre Congresso e Judiciário, já que a inelegibilidade de Bolsonaro foi determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Como estratégia política, o ex-presidente pretende registrar a candidatura dele no TSE e sustentar o discurso de que é a principal opção da direita até o limite legal.
Veja também: Michelle Bolsonaro é nome mais forte da direita para disputa contra Lula em 2026, aponta Quaest