Vitamina B12 é eficaz para atenuar efeitos graves da Covid-19, revela Fiocruz
O levantamento ainda não passou pela revisão de pares
Foto: Reprodução/Agência Brasil
A vitamina B12 pode regular processos inflamatórios que estão relacionados a casos graves de Covid-19, como informou um estudo divulgado na sexta-feira (19) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Minas. O levantamento ainda não passou pela revisão de pares.
Em análises, os pesquisadores compararam amostras de sangue de pacientes hospitalizados em estado grave ou moderado com amostras de pessoas saudáveis. Os resultados mostraram que os pacientes com Covid-19 tinham alteração de muitos genes, mesmo com tratamento que envolveu corticoides por cerca de 11 dias.
“Com a introdução da vitamina B12, a expressão dos genes inflamatórios e de resposta antiviral dos pacientes se aproximou à dos indivíduos saudáveis, mostrando a eficácia da vitamina para o controle da inflamação”, explica a nota.
Dessa forma, os pesquisadores verificaram que a vitamina B12 é capaz de atenuar um quadro chamado de tempestade inflamatória, que pode ser registrado quando o organismo apresenta uma resposta imune de forma exagerada.
“É importante destacar que, antes que a B12 possa ser usada com segurança para o tratamento dos pacientes com Covid-19, ainda é necessária a realização de um estudo clínico, ou seja, diretamente no organismo humano. Deve-se ressaltar também que não adianta tomar a vitamina por conta própria, como medida de prevenção, uma vez que nosso estudo só constatou a eficiência da B12 para a normalização de processos inflamatórios alterados pela doença”, destaca o pesquisador Roney Coimbra, coordenador do estudo.