Coronavírus

Vitamina D pode ser aliada contra casos graves de covid-19, diz pesquisa

Este não é o primeiro estudo a relacionar a deficiência de vitamina D com a evolução de doenças respiratórias virais e bacterianas

Por Da Redação
Ás

Vitamina D pode ser aliada contra casos graves de covid-19, diz pesquisa

Foto: Reprodução

A revista Scientific Reports publicou nesta quarta-feira (15) um estudo que sugere que pessoas expostas aos raios ultravioleta B (UVB) no ambiente residencial semanas antes de serem identificadas com Covid-19 tiveram mais chance de desenvolver a forma leve da doença. 

Os pesquisadores descobriram que a quantidade de radiação UVB ambiente no local de residência de um indivíduo antes da infecção por Covid-19 foi inversamente associada com hospitalização e morte.

O estudo foi calculado de forma isolada, o nível de vitamina D aproximado presente nos genes dos indivíduos para excluir variações como idade, sexo e fatores sociais e definir a quantidade normal do organismo. Esse método já foi usado em outras pesquisas, mas não foi suficiente para estabelecer uma relação de causa e efeito entre a vitamina D e a Covid-19, e uma das explicações é que não foram considerados os níveis do pró-hormônio adquiridos via UVB.

A conclusão foi que a concentração de vitamina D na circulação era três vezes mais forte para o nível de vitamina D recebido por UVB, em comparação com o previsto geneticamente.

Este não é o primeiro estudo a relacionar a deficiência de vitamina D com a evolução de doenças respiratórias virais e bacterianas. Na maioria dos levantamentos publicados, os cientistas observaram os benefícios da substância no organismo, mas a falta dela pode estar relacionada a problemas como obesidade e outras doenças crônicas que também influenciam o desenvolvimento da Covid-19. Assim, ainda não foi possível comprovar se é a falta de vitamina D ou as outras doenças que está ligada aos quadros graves da infecção pelo coronavírus.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário