Vitória da Conquista decreta estado de emergência por causa das chuvas
Ao todo, 76 cidades baianas já foram atingidas pelo temporal
Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória da Conquista
A prefeita de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, Sheila Lemos, decretou estado de emergência, nesta quinta-feira (15), por causa do forte temporal que atinge o município desde a noite de quarta-feira (14).
As chuvas em Conquista, terceira maior cidade baiana, deixaram casas, estabelecimentos comerciais e ruas alagadas. O alto volume de água chegou a fazer com que a correnteza arrastasse carros e motos no centro do município.
“Infelizmente, estamos novamente em situação de emergência no nosso município por conta das chuvas que vêm assolando a nossa cidade. Já choveu, de outubro pra cá, 400 mm, quando a média anual do nosso município normalmente é 800 mm. Ou seja, já choveu a metade do esperado para o ano inteiro. Isso é muita chuva num curto período de tempo, o que causa muitos transtornos”, disse a prefeita.
Fortes temporais atingem o interior baiano desde o fim de novembro. Conquista é apenas uma das 76 cidades afetadas. Destas, 56 já decretaram situação de emergência, de acordo com o boletim mais recente da Defesa Civil do Estado (Sudec), divulgado nesta quinta (15).