Vitória inicia Brasileirão em casa e reencontra o Remo após quase três anos
Equipes se enfrentam nesta quarta-feira (28), às 19h, no Barradão.

Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
O Vitória dá o pontapé inicial no Campeonato Brasileiro da Série A nesta quarta-feira (28), às 19h. A equipe comandada por Jair Ventura recebe o Remo, no Barradão, com a missão de encerrar um tabu que já dura 16 anos: o Rubro-Negro não vence uma estreia de Série A desde 2009.
O duelo contra o Remo marca o reencontro das equipes após quase três anos. A última vez que Vitória e Remo se enfrentaram foi na Série C de 2022. Já a última vitória rubro-negra sobre o time paraense aconteceu em 2007, quando o Leão venceu fora de casa.
O cenário do confronto coloca frente a frente equipes em momentos distintos de preparação. O Remo chega mais descansado para a estreia. O clube paraense encerrou sua participação na Série B de 2025 no dia 23 de novembro e só voltou a atuar em 18 de janeiro. Em campo, o time azulino venceu as duas partidas que disputou nesta temporada.
Já o Vitória teve um início de ano que começou mais cedo e a diretoria optou por colocar jovens da base e atletas pouco aproveitados no fim de 2025 em campo. Mas, depois de três jogos sem conseguir vencer no estadual, a equipe principal sob comando de Jair Ventura, estreou no dia 22 de janeiro e já soma uma vitória e vem de uma derrota no clássico Ba-Vi.
Ventura afirma que optaram em reorganizar o planejamento e não colocar o time principal em campo apenas três dias antes de estrear no Brasileiro, mas sabe que a equipe do Leão Azul chega em Salvador mais descansada. "Eles vêm mais descansado, a gente optou em não usar o primeiro jogo do ano, que seria o Ba-Vi, era um risco muito grande. A gente teve a nossa estreia no campeonato baiano para dar um pouquinho mais ritmo, mas lógico que você tem um time um pouco mais cansado. E essa sequência de três jogos você ganha um pouquinho mais de entrosamento. Então é aquele cobertor curto, você se cobre aqui, descobre aqui. Nós fizemos um planejamento para ter uma equipe mais entrosada, né? De repente não tão descansado. Então, o que vai acontecer, como sempre, é o resultado final. No resultado final, o planejamento deu certo, se vencer, e se não vencer, o planejamento deu errado. Vamos torcer que o planejamento esteja certo, a gente consiga vencer em casa e começar com pé direito aí o nosso Campeonato Brasileiro", comentou o treinador.
Diante da torcida e com o peso da derrota no último jogo, o Vitória tenta transformar o Barradão em trunfo para começar o Brasileirão com um resultado positivo e afastar um tabu que insiste em acompanhar o clube nas estreias da Série A.
Transmissão: Premiere
Arbitragem
Árbitro: Ramon Abatti Abel
Assistente 1: Gizeli Casaril
Assistente 2: Thiaggo Americano Labes
VAR: Rodrigo Nunes de Sá


