2024 chegou trazendo as ironias da vida para a justiça baiana!
O retorno apoteótico da antiga chefe do Ministério Público da Bahia - Ediene Lousado - ao cargo de 3ª Promotoria de Justiça de Execução Criminal já estava dando o que falar no meio jurídico e, para fomentar ainda mais o falatório, logo em seguida, aconteceu a nomeação de Pedro Maia para chefe do MP-BA. Ahhhh, mas o que uma coisa tem a ver com outra meu povo? Tem que o Carvalhinho aqui não esqueceu que Pedro - mesmo sendo o mais votado na lista tríplice duas vezes durante a gestão do ex-governador e atual Ministro Rui Costa - foi preterido em nome de Ediene, a segunda mais votada nas duas ocasiões. E - para piorar o que já estava ruim, anos depois foi descoberto - na quase finada e quase ressuscitada Operação Faroeste - que "Dona Ediene" teria usado sua posição para proteger aliados e vazar informações, tudo na tentativa de viabilizar sua recondução, o que levou a ser denunciada e afastada do cargo por suspeita de advocacia administrativa, violação de sigilo funcional e participação em organização criminosa! Bom, o que se deduziu foi que por um tempo, ela conseguiu, só não contava com a astúcia de Og Fernandes e os rastreios de WhatsApp... Um perigo esse Zap Zap!
Mas enfim, o "clima" deve estar ótimo no MP né? Este colunista queria ser um passarinho para sentir como os reencontros senão amigáveis e cheios de expectativas para neste "começo do ano"...
Carvalhada 1: O que é o que mesmo?
A Operação Faroeste morre e ressuscita praticamente todo mês! Um batalhão de advogados - caros e de bancas cujos sobrenomes são iguaizinhos os do STF - tenta matar de vez o que seria a maior "vergonha jurídica " do Brasil.
Por outro lado -alguns na surdina para não ter que "escolher lado" - desembargadores, ministros e outros advogados tentam a todo custo manter o fio de esperança de que uma hora a PF chegue na porta de vários envolvidos sem avisar antes!
Quem ganha definitivamente esta guerra? Só o tempo e o "investimento " podem dizer!
Carvalhada 2: Fica aí praga!
Reza uma fonte envolvidíssima nesta resenha Ediene x Pedro, que o ex governador Ruinzinho Costa quer ver as "costas" de Pedro Maia e prefere se manter com seu foro privilegiado para evitar que o quiprocó com Ediene possa trazer "aborrecimentos futuros". O ex-governador da Bahia sabe que o preferido de Lula - lá longe de mim - sempre vai ser Fernando "Maldad", mas tem agido com firmeza e competência para tentar mudar isso.
Vai que...