Volkswagen confirma nova geração do Tiguan para 2026

SUV médio pode ser até híbrido ao chegar ao Brasil

Por Marcos Camargo Jr.
Às

Volkswagen confirma nova geração do Tiguan para 2026

A Volkswagen confirmou em um evento de fim de ano com jornalistas especializados que o novo Tiguan será vendido no Brasil em 2026. Importado do México o Tiguan estreia a nova plataforma MQB EVO e já está no mercado argentino. No entanto a marca não confirmou motorização e detalhes de versões e preços. O Farol da Bahia acompanhou o evento e conversou com executivos a respeito das novidades. 

A Volkswagen também confirmou um novo produto baseado na plataforma MQB37 com motorização híbrida que será produzido em São Bernardo do Campo. “Será um carro bem completo com ADAS e conjunto híbrido pois queremos democratizar o acesso à eletrificação dos nossos produtos”, disse Ciro Possobom, CEO da Volkswagen. 

Além disso a marca confirmou que seguirá seu plano com mais dez lançamentos no mercado nacional, entre eles a picape Udara que está em fase final de desenvolvimento. 

Como é a nova geração do Tiguan 

A nova geração do Tiguan já está à venda em alguns mercados. Com produção no México o Tiguan é considerado um modelo médio posicionado acima do Taos que já foi anunciado no Brasil mas ainda não é vendido por aqui. O visual é o mesmo já conhecido na Europa com novos farois e grade redesenhados, a lateral com visual quadrado já conhecido do público e lanternas unidas em uma só peça. Há itens como os farois IQ.Light LED, farois dinamicos em curva, rodas aro 18 “Grinder” e logotipo iluminado da Volkswagen na dianteira. 

A parte interna do Tiguan traz várias evoluções como o painel digital “Cockpit Pro”, assentos em couro com massagem e aquecimento, ar condicionado de três zonas e multimídia de 15 polegadas semiflutuante na versão R-Line.

A grande questão do Tiguan é a motorização. Diferente de outros mercados com motor 2.0TSI incluindo nos Estados Unidos, o modelo argentino tem apenas o 1.4 TSI de 150cv mas combinado com câmbio de dupla embreagem DSG de seis marchas. Os executivos não confirmaram a motorização do Tiguan que também deve ter versão híbrida plugin no futuro. 

Desempenho da marca no Brasil 

Em 2025 foram cinco novos produtos e três novas versões. Só neste ano foram 388.000 mil veículos vencidos de janeiro a novembro, 7,3% a mais do que no ano passado. 

O Tera lançado este ano já é o segundo veículo mais exportado da marca. “Isso mostra a acolhida desse carro no mercado que foi impressionante. O Tera nasceu muito bem e está indo muito bem”, disse Ciro Possobom. O executivo também destacou a presença do Polo e do T-Cross que segue entre os mais vendidos: “pelo terceiro ano na liderança consecutiva”, lembrou. 

No caso do Tera foram 37 mil unidades vendidas em cinco meses chegando mais perto do Fiat Pulse que vendeu 42 mil no mesmo período enquanto o Renault Kardian teve 18 mil unidades vendidas. 

 

A Volkswagen chegou a 14,2% de crescimento em novembro de 2025 sobre o mesmo período de 2024. Enquanto no Brasil o crescimento chegou a 7,9%  na Argentina a expansão foi de 49,3% no período. “Estou muito feliz com os resultados e vamos aumentar os investimentos no futuro com esse crescimento”, disse o Chairman da Volkswagen América do Sul Alexander Seitz.

 

  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário