Volkswagen inicia retomada da produção no país
Automóveis ainda não tem data precisa de retomada
A Volkswagen retomou hoje a produção de caminhões e veículos comerciais em Resende/RJ, primeira unidade da marca a voltar às atividades em meio à pandemia do coronavírus (Covid-19). A marca tem unidades de produção em Resende/RJ; São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos/SP; e São José dos Pinhais/PR.
A fábrica Fluminense produz o caminhão MAN TGX 28.440 e veículos comerciais como o caminhão Delivery.
A montadora informa que toma todas as precauções para evitar aglomerações dentro da unidade tanto que 25% do total de 4.500 colaboradores vão retomar o trabalho neste primeiro momento. Os colaboradores usam equipamentos de proteção como óculos e máscaras além de protetores faciais dependendo da atividade desenvolvida na linha.
A produção de carros continua suspensa com retomada prevista para maio. Questionada a assessoria de imprensa da montadora não informou a data precisa da retomada nas demais unidades.
Retomada
Na Europa a Volkswagen já retomou a produção de Wolfsburg, na Alemanha, onde são produzidos Veiculos como o novo Golf. Esta foi a primeira interrupção na fábrica que só teve a produção suspensa durante a fase mais aguda da II Guerra Mundial, em 1945. Na China a produção das fábricas foi retomada no início de abril.
Até o final desta semana as unidades da Eslováquia, em Zwickau e Bratislava serão retomadas. Portugal, Espanha, Rússia e Estados Unidos também retomam a produção.
Na Argentina a unidade de Córdoba também reiniciou hoje a produção de transmissões Volkswagen e Audi. A produção abastece o Brasil, Alemanha, Espanha, República Tcheca, Eslováquia, China, Índia, África do Sul, Estados Unidos e México.