Autos

Volkswagen não vai mais desenvolver motores a combustão

CEO da companhia afirma que pequenos ajustes podem ser feitos mas não haverá novos motores a combustão

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Volkswagen não vai mais desenvolver motores a combustão

Há mais de cem anos estamos acostumados a ver cada vez mais eficiência em motores a combustão. Mas esse caminho está perto do fim. 

A Volkswagen AG anunciou hoje que não irá apresentar novidades para seus atuais motores a combustão. Porém, a fabricação e as atualizações para melhorar a eficiência continuam, ao menos até concluir a transição definitiva para os motores elétricos. Na última semana a Audi fez a mesma afirmação. Com este comunicado o grupo deve encerrar na atual linha uma geração inteira de motores pequenos e turbinados como é o caso da família TSI. No Brasil são produzidas versões de 1 litro e 1,4 litro. 

Quem confirmou a informação foi o CEO da marca Ralf Brandstätter, em uma entrevista à revista Automobilwoche. “Claro, os motores ainda serão desenvolvidos, pois ainda precisaremos deles por um certo tempo e eles precisam ser os mais eficientes possíveis”, comenta o executivo.

Apesar de confirmar que os motores a combustão não terão novas gerações, Bransstätter não confirmou quando isso vai acontecer. Há poucos dias a VW divulgou por meio de nota, que em 2030 é esperado que metade de todos os modelos comercializados sejam elétricos. Com isso, podemos esperar a fabricação de motores a combustão por no mínimo 10 anos.

No Brasil, ainda não há muito incentivo para que a eletrificação chegue em um futuro tão próximo como no velho continente, portanto, é possível que os motores a combustão ainda sejam vistos por muito tempo por aqui.

A Volkswagen comercializa atualmente por aqui a família MSI de quatro cilindros, o motor 1.0 MPI de três cilindros aspirado e na família turbinada os motores 1.0 TSI de 125cv, 1.4 TSI de 150cv e importa o 2.0 TSI de 200cv usado na Tiguan por exemplo. Na Europa há diferentes versões desses motores como é o caso do 1.5, evolução do 1.4TSI fabricado no interior de SP.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário